Famosos Claudio Augusto

Morre o estilista francês Pierre Cardin, aos 98 anos

Morre o estilista francês Pierre Cardin, aos 98 anos

O estilista francês Pierre Cardin morreu aos 98 anos de idade nesta terça-feira (29) no hospital de Neuilly-sur-Seine, ao lado de Paris. A morte foi confirmada pela família à Agência France Presse. Contudo, a causa do óbito não foi revelada.

“Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não apenas isso. Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida”, disse a família do estilista em um comunicado.

Pierre Cardin nasceu em 2 de julho de 1922 em Veneza, na Itália, com o nome de Pietro. Contudo, seus pais, agricultores italianos decidiram migrar para a França para escapar do fascismo quando Cardin tinha dois anos. Com isso, se naturalizou francês.

Leia mais > Ana Maria Braga se emociona ao revelar morte súbita de cinegrafista do Mais Você

Ele não seguiu a profissão dos pais e começou na costura já aos 14 anos. Em 1944, ingressou na casa Paquin, em Paris, da renomada estilista Jeanne Paquin. Já em 1947 se tornou o primeiro funcionário de Christian Dior. Ali, colaborou para a elaboração do tailleur Bar, uma das peças mais famosas de Dior.

Daqui para frente, Pierre Cardin cresceu e foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra e ícone do “prêt-à-porter”. Além disso, foi  um dos pioneiros nas licenças na moda e, rapidamente, seu trabalho se espalhou pelo mundo. Tanto que sua grife se tornou popular na Ásia e nos Estados Unidos. Vanguardista, ele se tornou o primeiro a lançar uma coleção masculina nos anos de 1960.

Claudio Augusto

Sobre o autor | Website

Jornalista formado pela UFG (Universidade Federal de Goiás), com passagem pela Rádio Universitária (UFG) e TV Anhanguera de Goiânia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.