Connect with us

Nostalgicamente

Há 22 anos, Laura morria, Eduarda perdoava Helena e Branca ficava sozinha: o fim de “Por Amor”

Luiz Rodrigues

Publicado há

em

No dia 22 de maio de 1998, logo após o “Jornal Nacional”, a Rede Globo levou ao ar o fim de “Por Amor”. A novela de Manoel Carlos terminou com a morte da antagonista Laura (Viviane Pasmanter), o perdão de Eduarda (Gabriela Duarte) a mãe Helena (Regina Duarte) e a solidão da vilã Branca (Susana Vieira).

A morte de Laura

Reprodução | TV Globo

Laura passou a novela inteira tentando separar o casal de protagonistas, Duda e Marcelo (Fábio Assunção). A rivalidade entre ela e a filha de Helena rendeu cenas clássicas da novela, como a sequência em que Eduarda joga a megera, que estava usando cadeira de rodas, na piscina.

No último capítulo, ela morreu depois de sofrer um acidente no helicóptero de Nando (Eduardo Moscovis).

Reveja a clássica cena da piscina:

A solidão de Branca

Já Branca, a vilã de Susana Vieira, era uma socialite esnobe, sogra de Eduarda. Depois de passar a trama destilando veneno sobre aqueles com situação econômica mais desfavorecida, a personagem acabou abandonada pelo marido, interpretado por Carlos Eduardo Dolabella (1937 – 2003) e pelos filhos, personagens de Carolina Ferraz, Fábio Assunção e Murilo Benício.

A única pessoa que ficou com Branca foi a empregada Zilá (Stella Maria Rodrigues), humilhada pela vilã durante toda a novela.

O perdão de Eduarda

Ao longo da novela, Helena e Eduarda, mãe e filha, engravidaram juntas. Um dos principais enredos da trama era que o bebê de Eduarda havia morrido no parto e, por isso, Helena substituiu o neto pelo próprio filho. A troca, sem conhecimento de Eduarda, foi descoberta e gerou revolta na personagem de Gabriela Duarte, que chega a dizer que odeia a mãe.

No fim da história, porém, Eduarda cede e perdoa a mãe. As últimas cenas da novela trazem Duda e o Marido, Marcelo, conversando sobre adotar uma filha. Na sequência final, Helena, Atílio (Antônio Fagundes), Marcelo, Eduarda e Marcelinho, o filho trocado, passeiam num jardim. Marcelinho larga de Marcelo e Eduarda, indo para Atílio e Helena, seus pais biológicos.

O sucesso de “Por Amor”

Com elenco, que contava ainda com Cássia Kis, Vera Holtz e muitos outros, a novela se tornou um dos maiores sucessos da teledramaturgia global. Com 57 pontos no último capítulo, a trama já ganhou quatro reprises: Duas no “Vale A Pena Ver de Novo” (2002/03; 2019) e outras duas no canal Viva (2010; 2017).

“Por Amor” teve 191 capítulos e foi vendida para mais de 70 países, números considerados expressivos. Além disso, foi escolhida por um jornal espanhol como uma das melhores telenovelas brasileiras da história.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Publicidade

⚡EM ALTA