Notícias

Festival do Rio: Confira alguns filmes confirmados na programação

Na semana que vem, após se iniciar o mês de outubro, começa a 25ª edição do Festival do Rio, evento tradicional de cinema que reúne dezenas de filmes nacionais e estrangeiros. Nos dias 5 e 15 de outubro, a capital carioca se transforma num palco dedicado ao que há de melhor na sétima arte mundial, com um conteúdo que contempla curtas, longas e animações, exibidos em várias salas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro.

Neste ano, 91 produções brasileiras participam do evento, e mais de 100 filmes internacionais completam a programação do Festival do Rio 2023. Embora nem todos os títulos tenham sido revelados, algumas produções aguardadas já foram confirmadas como participantes desta edição.

Veja os filmes que estarão no Festival do Rio

O Festival do Rio receberá, pela primeira vez, uma animação em sua noite de abertura: “Atiraram no Pianista” (“They Shot The Piano Player”) é um drama investigativo, dirigido por Fernando Trueba e Javier Mariscal – dupla responsável por “Chico e Rita”, longa indicado ao Oscar de 2012.

“Atiraram no Pianista” chega ao Rio logo após sua primeira exibição mundial no Festival de Toronto, no Canadá. O filme revisita a história de Francisco Tenório Jr., músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que some durante uma temporada de shows da em março de 1976. Em Buenos Aires, às vésperas do golpe militar na Argentina. O ator Jeff Goldblum (“Jurassic Park”) dá voz ao protagonista. Um jornalista musical de Nova Iorque que investiga o desaparecimento. O elenco de vozes ainda é formado pelo ator Tony Ramos, e músicos como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes e Paulo Moura aparecem em depoimentos ao longo da história.

Entre os nacionais, se destaca “O Sequestro do Voo 375”, um thriller inspirado numa história real. No dia 29 de setembro de 1988, o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva evitou a morte dos passageiros do Voo 375 da VASP, extinta companhia aérea, enquanto a tripulação era ameaçada e mantida refém – o evento que marcou a aviação brasileira é retratado no longa.

A superprodução é uma das Galas de Encerramento, filmes aguardados que são exibidos no dia 14, penúltimo dia de evento. Além de “O Sequestro do Voo 375”, o aclamado e inédito de Sofia Coppola, “Priscilla”, também será exibido na mesma noite. Recém-premiado no Festival de Veneza. O longa é inspirado no livro de memórias “Elvis and Me”, escrito pela ex-esposa de Elvis Presley. O filme concorreu ao Leão de Ouro no festival italiano, e levou o prêmio de melhor atriz para Cailee Spaeny, que interpreta Priscilla Presley.

Premiére Brasil no Festival do Rio

A Première Brasil reúne diversas mostras do Festival do Rio, e apresenta as mais de 90 produções brasileiras que compõem o evento deste ano. Os filmes foram selecionados a partir das 1.108 inscrições realizadas, entre curtas e longas produzidos no nosso país. “Pedágio” é um dos destaques da mostra competitiva de longas de ficção. O filme figurou na lista de pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para concorrer a uma vaga no Oscar 2024. Na categoria Melhor Filme Internacional.

Carolina Markowicz, laureada na categoria de Melhor Primeira Direção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com “Carvão”, seu longa de estreia, volta a chamar a atenção à frente do filme. Lançado internacionalmente no Festival de Cinema de San Sebastián. O longa conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua “doença”.

“Estranho Caminho”, do diretor Guto Parente, também esteve entre os pré-selecionados para a corrida do Oscar 2024, e será lançado mundialmente durante o festival. “As Polacas”, de João Jardim, “Até Que a Música Pare”, de Cristiane Oliveira; e “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, são apenas alguns dos participantes da mostra de competitiva.

Hors Concours reúne os melhores filmes

Uma das seleções mais especiais do festival, a Hors Concours reúne alguns dos melhores filmes do evento. Entre eles, “Mussum, o Filmis”, grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado, é um exemplo de filme biográfico bastante aguardado pelo público.

Sílvio Guindane dirige a produção, que retrata parte da infância de Mussum, sua passagem pelo serviço militar, o descobrimento de sua veia artística por meio do samba e, enfim, o estrelato nacional como humorista.

“Meu Nome é Gal”, de Dandara Ferreira e Lô Politi, e “Meu Sangue Ferve Por Você”, de Paulo Machline, retratam a trajetória de dois ícones da MPB: Gal Costa e Sidney Magal, respectivamente. O lançamento mundial das duas cinebiografias acontece durante o Festival do Rio 2023.

Primeiros filmes internacionais confirmados

Até o momento, apenas alguns títulos das mostras Panorama do Cinema Mundial, Expectativa, Première Latina e Midnight Movies foram divulgados pela equipe do festival. O vencedor do Leão de Ouro de 2023, “Pobres Criaturas”, do diretor Yorgos Lanthimos, está entre eles, sendo um dos mais aguardados pelo público.

Um dos grandes nomes do movimento cinematográfico conhecido como Estranha Onda Grega, Lanthimos trouxe estrelas como Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo para estrelarem o que seria uma espécie de releitura do clássico Frankenstein.

“May December”, dirigido por Todd Haynes, também está confirmado, com Natalie Portman, Juliane Moore e Charles Melton no elenco; além da estreia da diretora Tina Satter no cinema, com “Reality”, o primeiro filme protagonizado por Sydney Sweeney após atingir o estrelato nas séries “Euphoria” e “The White Lotus”.

Entre os latino-americanos, o festival exibe o western “Os de Baixo”, de Alejandro Quiroga Guerra, em uma coprodução Argentina, Brasil, Bolívia e Colômbia. O evento traz ainda longas-metragens selecionados para representar seus países no Oscar, como o filme “Mal Viver”, de João Canijo, candidato de Portugal. Até a semana que vem, o Festival do Rio 2023 revelará todas as produções participantes.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Caroline Gouveia

Caroline Gouveia Fortino 22 anos, formada em Jornalismo pela Faculdade das Américas (FAM). Redatora e produtora de conteúdo dos portais N10 notícias e Todo Canal, com experiências no Notícias da TV e Metropoles na coluna do Leo Dias.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.