Connect with us

Famosos

Ator que interpretou “O Pagador de Promessas” morre aos 96 anos em São Paulo

Luiz Rodrigues

Publicado há

em

O ator Leonardo Villar, famoso por protagonizar “O Pagador de Promessas” (1963), morreu na manhã desta sexta-feira (3), aos 96 anos, em São Paulo (SP). Villar foi vítima de uma parada cardíaca.

O veterano foi internado em uma UTI na quinta (2), após não se sentir bem na noite anterior. Ele será cremado, conforme sua vontade, e não haverá velório, devido a pandemia de Covid-19.

Leonardo Villar nasceu em Piracicaba, interior paulista, em 1923, e também interpretou o personagem Zé do Burro, de “O Pagador de Promessas”, no teatro.

Fenômeno “O Pagador de Promessas”

O filme dirigido por Anselmo Duarte foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1963, sendo o primeiro longa da América do Sul a conseguir tal feito. Apesar de não ter ganhado o prêmio, levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

“O Pagador de Promessas” conta a história de um baiano humilde dos anos 60 que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreno de Candomblé de carregar uma cruz pesada de madeira por um longo percurso. A história foi recontada em uma minissérie da TV Globo, em 1988, protagonizada por José Mayer.

Além de “O Pagador de Promessas”

Leonardo Villar atuou em outros grandes clássicos do cinema brasileiro. Entre eles, “Lampião, o Rei do Cangaço” (1964) e “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” (1965). Na televisão, estreou na TV Tupi, em 1965, na novela “A Cor de Sua Pele”. Passou por canais como Bandeirantes, TV Rio e Rede Manchete.

Encerrou a carreira na TV Globo como Antero Gouveia, de “Passione” (2010). Na emissora carioca, também fez parte do elenco das novelas “Uma Rosa Com Amor” (1972), “Laços de Família” (2000) e “Cabocla” (2004), entre outras.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

Publicidade

⚡EM ALTA